pintura em tela

Pintura em tela – Dicas para iniciantes e intermediários

A pintura em tela é uma técnica de artes plásticas com origem histórica e especulada a sua prática desde o século VII. A arte em tela é comumente praticada com a pintura em óleo, e entre os materiais usados podemos citar a tela, pincéis, cavalete, solvente, espátula de pintura, panos velhos, lápis, caderno, verniz e outros.

A técnica da pintura em óleo é histórica por ser muito utilizada no Renascimento para a retratar movimentos artísticos e características culturais da época. Você provavelmente já conhece uma obra que foi pintada a óleo, dá uma olhada na lista abaixo de apenas uma pequena parte de obras famosas que foi produzida com a técnica:

  • Mona Lisa – Leonardo da Vinci;
  • A Última Ceia – Leonardo da Vinci;
  • As meninas – Diego Velázquez;
  • Doze girassóis numa jarra – Van Gogh;
  • A noite estrelada – Van Gogh;
  • Retrato de Dr. Gachet – Van Gogh;
  • O grito – Edvard Munch.

Apesar dessas obras acima serem históricas, a pintura em óleo está muito presente nos dias atuais. Para você que está começando e um dia deseja vender suas obras, saiba que a pintura a óleo é a mais valorizada no mundo das artes e a pintura em tela para iniciantes é muito praticada nos dias atuais.

Também vale salientar a dificuldade até a total absorção da técnica de pintura. A pintura é umas das mais difíceis vertentes da arte e para conseguir construir uma boa obra é necessário tempo e experiência. Não comece a pintar achando que em um curto período de tempo irá produzir um obra-prima supervalorizada. A pintura em tela passo a passo é a melhor forma de começar e tenha em mente que uma das melhores qualidades para quem está começando é a resiliência para saber lidar com as frustações e conseguir em frente com a cabeça erguida e tentar novamente até acertar, pois somente com a prática e com os estudos que a qualidade começa a aparecer nas telas. Talvez por isso essa seja uma das mais valorizadas vertentes das artes plásticas.

Aliado a prática constante da pintura procure sempre estudar movimentos históricos da pintura para agregar conhecimento e cultura. Assim com o tempo sua criatividade irá aflorar e seu repertorio irá ficar recheado de ideias.

Dicas para pintura em tela a óleo

  • Para quem é iniciante é sugerido aproveitar bastante a tinta otimizando com água, dessa forma você poderá usar bastante sem desperdiçar muito;
  • Ao comprar as tintas adquira sempre em mais quantidade a tinta branca, porque ela pode servir de corretivo em caso de erro no tom da cor;
  • Uma dica que pode te economizar é evitar deixar o pincel colado no fundo de uma garrafa, assim o pincel não ficará achatado e a cerdas ficarão danificadas. O ideal é que coloque algum suporte para que o pincel fique pendurado com as cerdas em molho no solvente mas sem encostar no fundo;
  • Seja persistente pois as primeiras obras não ficarão como esperado.

Caso você queira passar para o próximo nível é necessário ter o acompanhamento de um profissional para o desenvolvimento ser assertivo e eficiente. Com um professor sua barreira de aprendizado irá diminuir muito e seus trabalhos começarão a melhorar de qualidade rápido. Como sempre falamos aqui, a prática somada ao conhecimento técnico formam 100% do que é preciso para desenhar, ou pintar bem. Nesse link aqui tem um vídeo grátis sobre como pintar de forma digital através de um método usado por profissionais.

Em breve nos falamos novamente

One thought on “Pintura em tela – Dicas para iniciantes e intermediários

  1. Selmaoliveira

    Adorei essas dicas.Comecei agora a pintar em tela, na busca da pesquisa encontrei voces e adorei!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *