Como desenhar bem – Veja 7 dicas para passar para o próximo nível.

Quando iniciamos no desenho e pintura é comum os trabalhos surgirem com uma qualidade abaixo do “regular”, com prática e estudo é natural que os desenhos e pinturas nas telas comecem a ganhar formas mais atraentes e agradáveis. Essa transição de qualidade das obras assinadas é fruto de uma aliança entre a prática do desenho em si, e também da observação do artista. Caso queira evoluir e descobrir como desenhar bem é necessário começar observar os pequenos detalhes que estão em cada quadro e folha de papel. No final, é o acabamento e a finalização que faz a diferença entre um bom trabalho e um ótimo trabalho.

como-desenhar-bem

Para começar é uma sugestão arrumar o ambiente onde você trabalha e excluir os ruídos e barulhos que podem tirar sua concentração. É uma boa também colocar uma música instrumental e calma que isso pode te ajudar no foco aos detalhes do desenho. Além disso é fundamental ter um ambiente bem iluminado para não prejudicar a visão na hora do trabalho.

Método para começar a desenhar bem melhor

Para passar para um próximo nível devemos praticar mais e colocar em prática algumas técnicas muito úteis na hora da análise da obra. Se você quiser saber como desenhar passo a passo é importante dar uma lida abaixo:

  • Compare todo o tempo – Caso esteja desenhando alguma figura já existente, como uma foto por exemplo fique com ela na mão por todo o tempo durante o processo do desenho e pintura. Isso faz com que a imagem fixe em sua cabeça e com o tempo você vai percebendo mais detalhes na imagem que à primeira vista eram imperceptíveis.
  • Use a técnica de olhar com um olho – Essa técnica de observação é ajuda muito porque você um contraste mais apurado, ou seja o claro ficará muito mais claro e o escuro ficará muito mais escuro. Feche um olho e olhe com o outro olho bem pequeno e deixe ele quase fechado, você verá que isso é de extrema utilidade.
  • Aprenda a enxergar a obra – Apesar de parece fácil é difícil você ver e conseguir enxergar fazendo a leitura correta dos ajustes que tem que se fazer para melhorar o trabalho. Existem algumas técnicas para conseguir enxergar o trabalho de outras formas. Tente colocar a folha ou o quadro de frente para o espelho e você verá imperfeições que não eram vistas. Tente também colocar o trabalho de cabeça para baixo, isso irá te surpreender!
  • Use o prolongador de lápis para evitar manchas na obra – Quando desenhamos sem o prolongador é comum manchar a obra pois a mão acaba arrastando na parte onde está pintado e depois leva o grafite para a parte clara da folha. O prolongador também é útil pois dá mais estabilidade na pegada do lápis.
  • Comece com a obra fazendo formas geográficas – Para moldar a figura a ser desenhada comece rabiscando o desenho em forma geográfica, depois vá dando as curvas e os demais detalhes. Ao começar assim, já estará pronto o enquadrado e tamanho. Além disso, procure deixar sempre uma margem de 10 centímetros em cada lado da folha ou quadro. Um exemplo: Ao desenhar um rosto, comece com um elemento oval e vá delineando com as curvas necessárias.
  • Após a forma geométricas continue com as linhas – Após definir as formas geométricas da obra siga em frente com linhas traçadas de forma a medir os elementos que serão incluídos. Para o rosto, por exemplo, faça uma linha no topo dos olhos, e um outra para medir o início do nariz e boca.

Essas são apenas algumas dicas bem primárias, caso queira realmente aprender sobre desenhar e saber desenhar de verdade é aconselhável que você procure um curso para que a prática do dia a dia no curso desenvolva seus conhecimentos com a presença de um professor.

Curso de desenho “Aprender a desenhar do zero”

Como falamos, se você quer realmente otimizar seus aprendizados no desenho é essencial que você faça um curso especializado. Isso porque com o acompanhamento de um professor seu desenvolvimento vai disparar.

Eu tive algumas dificuldades para encontrar algum curso bom e com um preço acessível. Após muitas pesquisas e visitas em atelier eu não conseguia encontrar algo de qualidade e que eu conseguisse pagar, já que eu estava numa fase muito ruim financeiramente. Até que eu conheci alguns cursos online, que geralmente são mais em conta. E eu tinha muito preconceito em relação a cursos pelo computador, realmente não acreditava que funcionava e etc. Mas, como eu não tinha muitas escolhas eu decidir arriscar e comprei um curso online de desenho.

Para a minha surpresa, depois de 1 semana meu desenvolvimento já tinha sido impressionante. Eu já conseguia desenhar figuras que eu não nunca tinha conseguido. Conseguia fazer alto relevo (3D), através de sombras e luzes.
E com o passar do tempo, e com a conclusão do curso a minha base para desenhar qualquer coisa e iniciar profissionalmente na área já estava construída, isso somente com o curso online que eu tinha feito.

E como eu gosto de divulgar minha experiências, positivas e negativas, aqui no site AteliernaWeb.com eu irei divulgar o curso que eu fiz.

O nome do curso em questão é “Aprenda a desenhar do zero” e o professor é o Ivan Querino, que acabei virando amigo depois do curso. O cara é muito bom, já fez trabalhos para marcas como Disney Channel, Cartoon Network, Samsung e Metrô de São Paulo.

Se você quiser saber ainda mais informações do curso, o próprio professor explica no vídeo abaixo.
print

Avaliação de alunos:

Só para você ter uma noção da satisfação dos alunos, eu fiz o esforço de pegar uma imagem de área restrita a alunos com a avaliação dos próprios alunos sobre o conteúdo ensinado.

como-desenhar-do-zero

E o preço? É muito caro?

Então, ultimamente não tenho acompanhado mais o curso de perto. Visto que já tenho muito trabalho para entregar e etc. Mas antes de escrever esse artigo eu fui lá no site dar uma olhada e verifiquei que deu uma abaixada no preço, e também agora os alunos podem pagar em até 12x sem juros. E ainda tem o famoso “dinheiro de volta” caso o aluno não goste do curso. Isso é legal porque oferece para a pessoa a segurança do dinheiro de volta, caso não goste do curso.

Se quiser saber mais sobre o curso clique aqui

One thought on “Como desenhar bem – Veja 7 dicas para passar para o próximo nível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *