aprender a desenhar

Como aprender a desenhar – Veja o que é preciso para desenhar bem

aprendendo-a-desenhar

Todos os ótimos artistas um dia começaram do zero e com certeza tiveram uma curva de aprendizado que nem sempre é rápida de terminar. Para quem está aprendendo a desenhar, no início é muito comum algumas incertezas e uma ausência de confiança de que é possível chegar a um nível satisfatório de trabalho. Para conseguir agregar conhecimento e experiência em todas as matérias do desenho é necessário ter o aprendizado em diversas áreas e aprender a desenhar passo a passo, degrau por degrau. De forma resumida existem 3 áreas comportamentais que são as mais importantes para um bom desempenho: persistência, prática e observação.

  • A persistência é importante porque ninguém nasce pronto (embora algumas pessoas tenha uma tendência a aprender mais rápido) e com isso é fundamental não desistir do objetivo nas primeiras obras. É totalmente normal que os primeiros trabalhos não fiquem com uma qualidade alta, pois o artista ainda está iniciando. Somente com o tempo e com a prática as obras vão ficando com uma boa qualidade. Aprenda a desenhar com a mentalidade correta, assim tudo vai ficar mais fácil;
  • A prática é fundamental pois sem ela não há desenvolvimento. A arte de desenhar é 95% operacional e 5% teoria. A teoria é importante, mas sem a prática você não consegue chegar a lugar nenhum. Somente desenhando todos os dias conseguimos treinar nossos olhos para um detalhe quase imperceptível;
  • Observar é uma característica que todo artista deve incorporar ao seu estilo de vida. Um tom mais claro, mais escuro ou então um elemento que se encontra centímetros mais para o lado faz parte do dia-a-dia do artista. Para o seu olho ficar treinado a identificar essas mínimas diferenças precisamos muita prática.

Aprender a desenhar é para todos, ou somente para quem tem o “dom”?

Muito se fala sobre o dom de desenhar. Algumas pessoas afirmam que o artista deve nascer com o talento para conseguir fazer uma boa obra. Nós não acreditamos que o dom deve ser um requisito obrigatório para uma pessoa se tornar um artista. Embora acreditamos sim, que há pessoas que nascem com o dom das artes, do desenho, da pintura. Assim como tem gente que nasce com o dom da dança, da matemática e mesmo assim tudo isso está ao alcance de quem não nasceu com essa pré-disposição. O dom é um ingrediente adicional e não fundamental. Quem nasce com essa característica pode sim desenvolver um lado artístico forte se estudar a praticar a arte do desenho.

Caso você esteja começando, com o dom ou sem o dom e deseja ter algumas dicas para facilitar o início da sua jornada eu lista abaixo algumas observações que são importantes ter em mente:

  • Seja detalhista – Sim, seja chato ao ponto de ficar um bom tempo para finalizar uma sombra porque isso é o que diferencia um bom artista de um excepcional artista. Um artista diferenciado deve perceber que um tom mais escuro pode mudar toda a percepção e mensagem da obra, portanto, fique sempre de olho em cada alinhamento, cor, tamanho, sombra e proporção pois esses ingredientes bem executados juntos são a receita para se desenhar bem um retrato ou qualquer outro tipo de desenho e quadro;
  • Seja um bom aprendiz, sempre! – A humildade de aprender é uma qualidade que todos devemos ter, e na área artística não é diferente. Estude sempre, busque referências, estude sobre obras e a trajetória de artistas históricos. É uma extensa cultura que diversifica o trabalho de um artista.
  • Fique atento ao acabamento e finalização – O acabamento feito de forma cuidadosa agregar valor à obra.
  • Descanse sua visão – Antes do acabamento é uma boa prática descansar a visão. Portanto, após terminar a obra, saia um pouco da frente da obra e vá relaxar fazendo outras coisas. Após um curto período de tempo volte e termine o trabalho dando o acabamento necessário.

Quero aprender a desenhar bem. Como devo proceder?

Para quem deseja aprender ou aprimorar as técnicas de desenho, tanto para iniciante quanto para artistas com alguma experiência é aconselhável fazer cursos, pois assim sempre terá algum profissional te orientando ao desenhar o passo a passo e corrigindo possíveis erros que é natural cometermos. Hoje existem cursos online que são uma boa saída para quem quer praticidade e conforto. Porém fique atento ao escolher seu curso de desenho e pintura. Antes de escolher o curso verifique:

  • As obras do professor;
  • Experiência;
  • Boas recomendações;
  • Qualidade do material didático.

Um curso que já participamos e já analisamos a qualidade é o “Aprenda a desenhar do zero”. Nós classificamos como um bom curso, bem didático e tem o suporte do professor Ivan Querino que tem experiência e é um ótimo desenhista, já trabalhou para grandes empresas como Disney Channel, Cartoon Network, Samsung e Metrô de São Paulo. Se quiser mais informações sobre o curso clique aqui.

Caso queira mais informações e dicas sobre desenho navegue entre os links ao lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *